SOS moinhos de aveiro

18:21 / Colocado por Ti Maria da Peida /


A ADERAV (Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro) aproveitou as comemorações do Dia Mundial dos Moinhos, que se assinala no dia 7 de Abril, para alertar para o estado de degradação e abandono em que se encontram os dois únicos moinhos existentes na cidade de Aveiro.
"Em Aveiro os moinhos são antros de lixo e degradação", diz a ADERAV apontando o caso do moinho “Bom Jardim”, também conhecido por moinho dos Bóias, situado próximo do pavilhão do Beira-Mar, que tem sofrido um total desprezo, estando aberto e exposto ao vandalismo, pejado de lixo e cheiros nauseabundos, sendo resguardo de quem ali se recolhe para vergonha dos aveirenses.
A ADERAV defende que, pelo menos este exemplar poderia ser um excelente cartão de visita de Aveiro e, a exemplo do que ensaiou nos anos 80, vai retomar uma campanha pela recuperação deste património molinológico.
Desde já manifesto o meu total apoio a esta iniciativa e convido todos os aveirenses a apoiarem este desígnio para não deixar morrer um dos últimos exemplares da actividade tradicional de moagem na zona da Ria de Aveiro.

0 comentários:

Postar um comentário